FLAMENGO – CORINTHIANS 1-1
COPA LIBERTADORES 2010 – OITAVAS-DE-FINAL
DATA: quarta-feira, 28/04/2010
LOCAL: Estádio Mário Filho, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – Brasil
PÚBLICO: 72.442 presentes (62.247 pagantes + 10.195 não pagantes)
RENDA BRUTA: R$ 2.240.800,00
RENDA LÍQUIDA: não disponível
DESPESAS: não disponíveis
ÁRBITRO: Carlos Amarilla (Paraguai).
ASSISTENTES: Emigdio Ruiz e Nicolás Adolfo Yegros (ambos do Paraguai).
GOL: 65’ Adriano (p).
CARTÃO AMARELO: Fierro e Michael; Moacir e Roberto Carlos.
CARTÃO VERMELHO: 36' Michael.
FLAMENGO: Bruno; LeonardoMoura, David, Ronaldo Angelim, Juan; Rômulo, Maldonado (77’ Toró), Willians (85’ Gonzalo Fierro), Michael; Vágner (81’ Vinícius Pacheco) e Adriano. Técnico: Rogério Lourenço (interino).
CORINTHIANS: Júlio César; Moacir, Chicão, William, Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias, Danilo (66’ Iarley); Dentinho (66’ Jorge Henrique) e Ronaldo (83’ Souza). Técnico: Mano Menezes.
[Nas oitavas-de-final da Copa Libertadores, o Corinthians enfrentou o Flamengou pela segunda vez no torneio sul-americano. O primeiro duelo ocorreu em 1991 na primeira fase da competição. A partida chamou a atenção até mesmo da imprensa internacional, afinal seria o confronto entre os clubes de maior torcida no país. Contudo, o primeiro tempo da partida foi sob chuva muito forte, o que prejudicou o gramado e o desempenho dos jogadores. O Flamengo ainda teve o meio-campista Michael expulso por falta violenta em Dentinho. Tudo parecia correr de acordo com os planos do Corinthians, que jogava por um empate, mas na etapa final o time ficou devendo futebol e adotou uma póstura muito passiva. O time carioca aproveitou e passou a atacar. Numa chance criada em contra-ataque o lateral-esquerdo Juan sofreu falta de Moacir na área. O ábritro marcou pênalti e na cobrança Adriano colocou o Flamengo em vantagem. Para completar, Ronaldo foi vaiado pelos torcedores no Maracanã desde o início do jogo e ao ser substituido ainda ouviu muitas ofensas dos cariocas.]